Back To Top

Blog

Principais lesões no FUTEVÔLEI. Você sabe quais são?

O Futevôlei é a modalidade esportiva de praia que mais cresce em todo o Brasil. Hoje em dia podemos encontrar praticantes de futevôlei em todas as faixas etárias e em diversos níveis, desde os ATLETAS RECREACIONAIS, que são aqueles que praticam o futevôlei apenas por lazer e poucas vezes por semana, passando pelos ATLETAS AMADORES, que são aqueles que treinam, competem, mais que não tem no futevôlei sua profissão, e os ATLETAS PROFISSIONAIS, que são aqueles que treinam diariamente, competem sempre, tem um suporte para competir em alto nível e vivem exclusivamente para o esporte.

Com esse constante aumento na prática do futevôlei no Brasil, também cresceu o número de lesões causadas pela prática dessa modalidade esportiva. Essas lesões podem acontecer tanto no atleta recreacional, que muitas vezes por uma falta de treinamento e preparação física adequada,esta mais sujeito a lesões, até os atletas profissionais, que por falhas de treinamento e planejamento podem desencadear lesões tanto agudas quanto crônicas. Como o futevôlei é um esporte de pouco contato, a maioria daslesões acontecem por mecanismo indireto, ou seja, o atleta se lesiona “sozinho”, tanto nas lesões de natureza agudas quanto nas lesões de natureza crônicas.

As lesões agudas resultam sempre de um episódio traumático súbito, e o seu diagnóstico habitualmente é quase que imediato. Exemplos destas lesões são: a entorse no joelho, entorse no tornozelo, luxação de ombro,contratura e estiramento muscular.

Por outro lado às lesões Crônicas ou de sobrecarga no futevôlei, que paradoxalmente são menos frequentes do que as anteriores, têm habitualmente um início sutil, evoluindo lentamente, não permitindo frequentemente estabelecer o diagnóstico com facilidade.

Estas lesões resultam fundamentalmente de micro traumatismos de repetição sobre os tendões e músculos, os ossos ou as articulações.

Exemplos destas lesões são: as tendinopatias (tendinites e tendinoses) de tendão patelar e tendão calcâneo, lombalgia ( protrusões ou hérnias de disco), cervicalgia e pubalgia.

COMO TRATAR AS LESÕES CAUSADAS NO FUTEVOLEI?

A Fisioterapia Esportiva tem como objetivo, tratar e recuperar o atleta lesionado, devolvendo esse atleta para a prática esportiva o mais rápido possível e de uma forma segura. Além disso, a Fisioterapia Esportiva tem a função de PREVENIR lesões causadas durante a prática esportiva. Fazer atividade funcionais, específicas da modalidade também ajudam a prevenir muitas destas lesões.

Por isso ,o tratamento adequado das lesões causados pela prática do futevôlei,desde as lesões agudas até lesões crônicas, lesões leves ou lesões mais graves, deve ser conduzido por profissionais da área médica e Fisioterapêutica com especialização na área Esportiva. Esses profissionais estarão capacitados para um adequado tratamento, respeitando todas as fases de tratamento até o retorno a prática esportiva.

Por isso, sempre que surgirem lesões agudas ou sinais de alarme de uma eventual lesão crônica, a melhor decisão é procurar um especialista e realizar uma avaliação adequada.

Leave a Comment